Thursday, August 16, 2007

Uma necessidade estranha


Eu nunca gostei de casulos. Primeiro, acho eles nojentos. E segundo, eles me despertam curiosidade.

Por isso rasguei o meu há tempos. A vida é uma só (de acordo com a minha crença, espiritualistas gomennasai) e não suporto a idéia de que milhares de pessoas morrem diariamente sem terem feito o que queriam, dito o que pensavam; enfim, vivido o que deveriam que viver. Não quero ser assim. Quem sabe o que pode acontecer amanhã? Uma AIDS, um câncer, o mundo destruído, uma virose tropical que varrerá a raça humana rapidamente...¹

Portanto, sinto uma necessidade, quase um tique nervoso psico-social de querer expôr meu âmago. O pior e o melhor de mim. Porquanto tenho um fotolog, orkut, last.fm, blog, procuro extravasar na internet tudo que penso, sinto. Não tenho problemas para falar de minha vida e meus pensamentos a ninguém. Afasto muitas pessoas, sim, assusto outras tantas, mas tenho a certeza de que sou amado e odiado pelo que sou de verdade.

Acredito eu, também, que ninguém deveria ter esse bloqueio no convívio social. Óbvio, não podemos ser mind-spoken deliberadamente e sair fazendo comentários do gênero:

"- Ai, momô, eu estou tão gorda, não acha?
- Claro, benzinho. Você é uma baleia. Tão baranga e nem se dá conta. Por que você acha que não te como faz 3 meses?
- VIADO!"

Mas pode-se poupar sofrimento alheio por palavras não ditas às vezes, expondo nossos sentimentos². Se você está zangado com alguém, não faça mistério. Diga suas razões. O mundo não é vidente e não vai tentar descobrir o que se passa na sua cabeça. Está apaixonado? Se declare sem medo de sofrer. Você pode perder a chance da sua vida se não tentar. Tem medo? Assuma-o(s). É muito mais fácil de se enfrentar. Gosta de alguém e não demonstra? Um abraço, uma palavra carinhosa, um beijo dão conta do recado. Para que enganar o que somos? Para que nos restringirmos? Não tenha medo de admitir que está errado e pedir desculpas. Orgulho não leva a lugar algum. Tome frente para defender o que acredita. Não tenha medo de ser contrariado ou de enfrentar uma maioria da qual você não pertence. VIVA!

Lembrem-se: amanhã vocês podem não estar aqui para corrigir seus erros.³





¹ Não é viagem minha, existem estudos que provam que o aquecimento global propiciará em médio-prazo um ambiente favorável para bactérias que estiveram congeladas por milhares de anos e desconhecidas ao homem. Já viram filmes como Aeon Flux e Filhos da Esperança? A ficção nem sempre é ficcional, reflitam.

² Em japonês, há uma palavra que ambiguamente significa "pensamento" e "sentimento". Pensar, afinal, é sentir. Não existe racionalidade, por trás de todo pensamento existe um sentimento que nos leva a pensar assim, reflitam mais uma vez.

³ Mas oxalá vocês estejam porque tem gente ainda pra corrigir erros comigo. Falo mesmo.






EDIT: Primeira imagem do meu blog, e é um casulo. Eca.



No comments: