Wednesday, August 22, 2007

Curiosidade

Sempre achei esse ditado idiota. "Curiosidade matou o gato", nhénhénhé. Pra início de conversa: gatos são deveras perspicazes, e graças à inteligência natural com as quais eles foram dotados, jamais cairiam em uma armadilha idiota como essa através da curiosidade.

Porém, o real motivo pelo qual eu odeio²¹³²1 esse ditado é por passar uma idéia completamente falsa. Quem disse que a curiosidade faz mal? A minha curiosidade só aumenta o felino que habita a região mais podre do meu ser (a consciência :p). Quanto mais curiosidade eu sinto, mais sinto vontade de saber. Saber é conhecimento. Conhecimento é poder. E poder [1] é poder [2]. Poder nunca é demais.

A curiosidade se manifesta de diversas maneiras, mas principalmente pelo interesse sobre algo que nós desconhecemos ou não nos lembramos. E acho interessante como ela aflora repentinamente.

Hoje, por exemplo. Eu comecei a ouvir uma banda que eu adoro, mas cujas músicas parei de ouvir faz um tempo. Apesar de conhecê-la faz uns bons 4 anos, jamais me passou pela cabeça que o vocalista era heterossexual (sim, sempre achei que o Matt cortava pros lados) e está tendo um caso com uma italiana. [3]
Depois, ao estudar que nem um condenado para o 日本語能力試験 [4], li algo sobre uma parte das casas japonesas que se chama shouji. Após pesquisar o que diabos seria isso, descobri que o que eu imaginava que era o fusuma na verdade era o shouji. [5] Por fim, li o meu próprio blog pra descobrir o quanto minha mente mudou nesse ano.
Comecei a olhar meus antigos fotologs, blogs (cujos endereços vocês JAMAIS saberão) e ri bastante, mas pelo menos eu vi que se eu achava que nunca mudei ou sempre fui a mesma merda, pelo menos um pouquinho eu melhorei.

Okay, conhecer a sexualidade do vocalista de uma banda que você gosta, o que é o que numa casa japonesa e sobre você mesmo não dá poder pra ninguém. Mas pelo menos não matou meu gato interior.




[1] Substantivo.
[2] Verbo. Odeio explicar ambiguidades.
[3] Viva wikipédia!
[4] "Nihongo Nouryoku Shiken", ou Exame de Proficiência em Japonês. Nunca fiz um desses na vida e já vou começar por u
m exame difícil pro meu nível. A prova é dia 02/12 e desde já estudo feito condenado pra ele x_x
[5] Para aqueles curiosos ou interessados em cultura japonesa como eu, o
fusuma é uma porta corrida que separa cômodos. Só que ela não tem uma tela feita de papel branco fino. Esse é o shouji, que é como uma janela que permite a luminosidade do aposento ou do exterior com o qual o quarto com shouji se comunica entre na casa. :)

No comments: